Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

OAB/RJ defende inclusão de porte de armas brancas na lei penal

Publicado por Sergio Rodrigues
há 9 anos

Diante dos últimos crimes envolvendo o uso de armas brancas em diferentes pontos da cidade, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro, torna pública sua posição pela inclusão da conduta de porte de armas desse tipo, sem a devida justificativa legal, na lei penal brasileira.

Ao contrário do que ocorre quanto à posse de armas de fogo sem a permissão do Estado, a lei penal hoje não criminaliza o porte de facas e outras armas brancas. E os lamentáveis fatos recentes no Rio de Janeiro vêm reiterando que objetos perfurocortantes têm a mesma capacidade letal.

Para o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, a sociedade e o Estado não podem ficar de mãos atadas e esperar que a tragédia aconteça para, somente então, intervir. "Quem sai de casa com uma faca ou uma arma branca sem motivos profissionais ou pessoais tem evidentemente o intuito de praticar um delito violento.

E o Estado precisa dispor da possibilidade jurídica de detê-lo antes que pratique um crime bárbaro", defende Felipe.

Fonte: redação da Tribuna do Advogado

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações22
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações77
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-rj-defende-inclusao-de-porte-de-armas-brancas-na-lei-penal/190508519

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Lendo esse artigo, fico a me perguntar como é que o cidadão de bem poderá se portar diante de tamanha violência em nossa sociedade. Violência praticada pelos bandidos e esta praticada pela OAB/RJ.
Se a defesa pessoal puder ser considerada como motivo suficiente a autorizar o porte de armas brancas, imagine-se o quão inócua seria a disposição legal!! Além disso, como as autoridades autuariam alguém por posse de arma branca, se a defesa for uma possibilidade de portar esse armamento? A lei não terá aplicabilidade - o que já não ocorre em nosso ordenamento jurídico.
Furtar do cidadão de bem a possibilidade de portar armas - brancas ou de fogo - é torna-lo ainda mais vulnerável às vontades do Estado e da bandidagem. É usurpar um direito constitucional inafastável de qualquer cidadão. Bandidos portarão armas independentemente de elas serem proibidas ou não. Armas a serem portadas por cidadãos de bem terão registros e poderão ser identificadas facilmente em caso de incidentes. Nenhum cidadão de bem se esconderá por ter praticado seu lícito direito à defesa da vida e do patrimônio próprios e de seus familiares.
Proibir os cidadãos de portar armas não resolverá o problema da violência, ou vocês acham que os delinquentes - aqueles que não dão a menor importância às leis e instituições republicanas - deixarão de andar armados por que a lei penal proíbe? Assim como não deixam de matar, estuprar ou roubar por que a lei penal proíbe, nós, os cidadãos de bem, continuaremos vulneráveis frente a esses dois vilões da sociedade atual. continuar lendo

Vergonha!
Mais uma instituição que um dia foi de respeito, totalmente aparelhada por pessoas interesseiras e suas agendas políticas obscuras e sinistras.
Brasil sempre retirando direitos para tentar resolver problemas.
Já não basta a falácia do desarmamento, que hoje provam por A+B que não funcionou e que pelo contrário, só protegeu o bandido e deixando o cidadão de bem refém, agora vem com essa história de banir armas brancas. continuar lendo